ALMOÇOS HARMONIZADOS EM VINÍCOLAS
Os almoços harmonizados estão no DNA dessas vinícolas. Tem jeito melhor de escolher quais vinhos e espumantes você
vai levar pra casa?
Cristofoli - Vinhos de Família - no Distrito de Faria lemos, em Bento Gonçalves
Sempre aos sábados, às 12h e às 13h45
Lindo e autêntico, é um baita almoço para ir em casal. O Almoço harmonizado ao ar livre da Cristofoli tem 4 etapas: boas-vindas, salada, 4 opções de prato principal e sobremesa - e ainda um cafezinho. Ele acontece na área externa da vinícola (exceto em dias de chuva), com vista para os parreirais. Os pratos são preparados pela família, com mães no comando dos fornos e panelas.
Vinícola Courmayeur - Vale dos Vinhedos, em Garibaldi
Sábados e domingos, às 12h, 13 e 14h
Tá com seu dog junto? Ótimo, na varanda do bistrô La Fermata - que fica junto da vinícola e é onde acontece o almoço - ele é super bem recebido. A Courmayeur fica numa entrada secundária para o vale dos Vinhedos, em Garibaldi e o
menu do almoço por lá tem entrada de saladinha caprese, primeiro prato de torteline de gorgonzola com figo, segundo prato de braseado com purê de moranga e bavarese de morango para a sobremesa.
Casa Postal Vinícola & Bistrô - no Distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves
Diariamente, menos às quartas-feiras
O bistrô da Casa Postal é simpático demais. Ele faz parte da comunidade de São Valentim e
o almoço harmonizado lá tem couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Em cada etapa, um vinho é sugerido para acompanhar o prato. No couvert quem dá as boas-vindas são as simpáticas colombinas, os pãezinhos em formato de pombas que vêm acompanhado de maionese caseira. São 3 opções de carne: entrecot, salmão e carré de cordeiro (ou sem carne alguma) e 6 opções de acompanhamento. Mas quando uma das opções é massa caseira, alguém consegue enxergar as outras? :D
PARA IR COM A MENTE ABERTA
Tanto no Guaraipo quanto no Boaz, a comida tem uma pegada diferente. O Guaraipo é um restaurante com clima de bar e slow food; o Boaz... bom, o Boaz é o restaurante de um ex-Masterchef Profissionais, dá pra imaginar o tipo de show que são os pratos por aqui; e o A Ferro e Fogo é um evento de cultura ao redor do fogo e da brasa no Parador Hampel.
Almoço ou jantar especial no Guaraipo Bar e Cozinha - Farroupilha
De quarta a domingo, com almoços às 12h, 12h15 e 12h30 e jantares às 19h30 e 19h45
Quem comanda o Guaraipo é o chef Rodrigo Bellora. Ele é uma referência em slow food no Brasil e na cozinha dele a comida é consciente, prezando a valorização dos produtos e dos produtores da região.
O restaurante é bem bonitão, tem uma clima bom e se o tempo estiver aberto dá pra ficar nas mesas da rua. Se não der tempo de ir no almoço, tente o jantar. Estando em Farroupilha, esse é um lugar imperdível.
O almoço no Guaraipo tem drink de boas-vindas, entrada, prato principal e sobremesa; o jantar tem drink, entrada, primeiro e segundo prato e sobremesa.
Jantar no Boaz Restaurante - Caxias do Sul
De terça a sábado, às 19h, 20h e 21h
Diga lá: quantas chances de jantar no restaurante de um ex-Masterchef Profissionais você teve ultimamente? O Boaz fica em Caxias do Sul e quem comanda a cozinha é o Will Williges. O cardápio tem opções diferentes daquela tradicional culinária da Serra Gaúcha com polenta, galeto, radicci e massa. Nada de errado com elas, pelo amor de Deus, mas aqui é um lugar para abrir a cabeça e aproveitar para se surpreender com um menu moderno e criativo.
O jantar no Boaz tem espumante de boas-vindas, entradinha pra comer com a mão, entrada, prato principal e sobremesa.
A Ferro e Fogo - no Parador Hampel, em São Francisco de Paula
Aos domingos, a partir das 12h
A Ferro e Fogo é
um evento com assadores, cozinheiros, entusiastas do fogo e da brasa junto com amigos, hóspedes, turistas, músicos. Fogo de chão, churrasqueiras, música e muita comida. Muita. O evento acontece aos domingos, na parte externa do Parador Hampel, um hotel com 21 hectares de mata nativa preservada. É embaixo das araucárias que ficam as instalações do almoço, mas o passeio é livre - e lindo.
RESTAURANTES NO VALE DOS VINHEDOS
A região mais famosa da Serra Gaúcha tem várias opções e algumas delas te apresentamos aqui. Na Vallontano Risoteria e Café
os risotos vêm combinados a uma taça de vinho e na Giordani Gastronomia você encontra a sequência de clássicos da imigração italiana.
Vallontano Descobertas - Vallontano Risoteria e Café, em Bento Gonçalves
De terça a sexta, às 12h
A Vallontano Risoteria e Café é uma parada estratégica no Vale dos Vinhedos, escondidinha atrás de parreirais que separam a vinícola da estrada. No Vallontano Descoberta você escolhe o risoto e uma taça de vinho ou espumante da Vallontano, a escolher na chegada. As mesas no deck são super legais para os dias de tempo aberto, para comer com a vista dos parreirais.
Almoço na Giordani Gastronomia Cultural - em Bento Gonçalves
Todos os dias, às 11h30, 12h30, 13h30 e 14h30
A tradicional sequência de pratos trazidos pela imigração italiana, da polenta ao sagu. É o lugar certo para quem busca aquele almoço típico da imigração italiana na serra. Uma sequência de massas e grelhados, alguns itens que vêm na mesa como a infalível saladinha de radicci com bacon, sobremesas, chá e café.
E aí, curtiu a lista?
Se ficar com dúvida ou se quiser indicar um restaurante ou vinícola para estar aqui
na Wine Locals, fala com a gente no oi@wine-locals.com :)
Informações de contato
Siga-nos nas redes sociais
© 2023 Wine Locals, todos os direitos reservados
CNPJ: 32.603.492/0001-04 Razão Social: SHAREEAT DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇĀO LTDA