Roteiro entre Garibaldi e Farroupilha

Henrique Kochenborger • 18 de janeiro de 2021

Para os caçadores de achados

Os caçadores de achados que a gente se refere aqui são os que buscam as experiências únicas, vinhos únicos e as programações que não aparecem na maioria dos roteiros. Em Garibaldi, a vinícola do Vilmar Bettú e os vinhos de baixa intervenção definem bem isso. Em Farroupilha, os achados ficam por conta do almoço da cozinha de natureza do Rodrigo Bellora no Guaraipo e da Degustação vertical de Sangiovese na vinícola Cave Antiga.


9h30: Tour com degustação na Vinhos Bettú (diariamente)

Vinhos Bettú é um lugar único, seja pelas curiosidades do processo de microvinificação apresentados pelo próprio Vilmar Bettú, ou pela recepção pra lá de simpática e cheia de histórias feita por ele. A visita é indicada para aqueles que acreditam que belos vinhos são mais do que bebidas, são criações que demandam técnica, mas também vivências e histórias.

Confira a disponibilidade

12h30: Almoço especial no Guaraipo (de quinta a segunda)

O chef Rodrigo Bellora é uma referência em slow food no Brasil, e na cozinha dele a comida é consciente, prezando a valorização não só dos produtos, mas também dos produtores da região. O restaurante é bem bonitão, tem uma clima bom e se o tempo estiver aberto dá pra ficar nas mesas da rua. Estando em Farroupilha, esse é um lugar imperdível. O almoço no Guaraipo tem drink de boas-vindas, entrada, prato principal e sobremesa.

Confira a disponibilidade

15h: Degustação vertical de Sangiovese na Cave Antiga (de segunda a sábado)

A Cave Antiga é uma vinícola familiar fundada em 1948. Ela fica no 3º Distrito de Farroupilha, uma região que transpira a cultura e a história da imigração italiana. Na chegada, a vinícola convida os visitantes para um tour pelo acervo, vinícola e varejo, passando pela área de engarrafamento e envelhecimento dos vinhos. A degustação é realizada no salão rústico. É feita uma breve apresentação, com orientação para degustação dos vinhos antigos, e a degustação é feita com 3 safras: 2004, 2012 e 2018. Como cortesia da casa, a degustação inclui uma tábua de frios.

Confira a disponibilidade

E aí, curtiu os roteiros? Aproveite seu passeio e, se precisar de alguma ajuda - ou se alguma outra dica, de alguma outra região - fale conosco pelo oi@wine-locals.com ;D

Por Ariela Bento 2 de fevereiro de 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 1 de fevereiro de 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 de janeiro de 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 de janeiro de 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 de janeiro de 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 de janeiro de 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 de janeiro de 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 de janeiro de 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 de janeiro de 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 de janeiro de 2021
As experiências desse roteiro ficam entre Farroupilha e Flores da Cunha. A Saga da Uva na Casa Perini recria as experiências de colheita vividas pelos imigrantes de um jeito animado e completo - inclusive com almoço. Na Cave Antiga, uma harmonização de vinhos e espumantes com chocolates artesanais. A sugestão em Flores da Cunha é conhecer a Luiz Argenta, uma supervinícola com um visual deslumbrante.
Mais Posts
Share by: