12 vinícolas para conhecer na semana entre o Natal e o Ano Novo

Henrique Kochenborger • dez. 17, 2020

Nessa lista vamos te mostrar as vinícolas que estarão abertas no período de 26 a 30 de dezembro.

Você vai lá, visita, conhece uns espumantes legais, compra alguns para brindar a chegada o Ano Novo - e a partida do ano velho principalmente.

Nossa dica principal aqui é: ligue antes.
Entre em contato com a vinícola antes de se deslocar para fazer a visita para confirmar que seguem abertos. As coisas têm mudado bastante de uma semana para outra, então é sempre melhor garantir.


BENTO GONÇALVES


É uma das vinícolas mais encantadoras da Serra Gaúcha, ideal para os que procuram um programa com cara de achado.  Aqui é possível fazer as degustações orientadas, a degustação vertical - para conhecer as diferentes safras do mesmo vinho - e as degustações harmonizadas de vinhos e queijos e de vinhos e charcutaria. Possui uma das varandas com a vista mais bonita do Vale dos Vinhedos!


Uma vinícola familiar que o que tem de pequena, tem de simpática, transbordando história e instalada na região desde 1875. Para os que buscam um atendimento mais próximo, junto da família e dos viticultores, é o lugar ideal. O deck externo é um bom lugar para degusta um espumante embaixo das árvores com os pés para cima :D


A Cristofoli é bem charmosa e faz parte das rotas turísticas Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas. Ela oferece aos visitantes passeios e experiências encantadoras, perfeitas para aqueles que querem fugir ao tradicional: almoços harmonizados ao ar livre, vivências durante o período da Vindima - o período de colheita da uva - e um dos piquniques mais românticos da região: o Edredom nos parreirais.


PINTO BANDEIRA


Aos que estão em viagem para garimpar vinhos e espumantes únicos, uma visita por lá é imperdivel. Eles são uma referência nacional no plantio e vinificação da uva Cabernet Franc e o resultado desse empenho são vinhos memoráveis. Outro produto referência da vinícola é o espumante tinto, um Extra Brut produzido pelo método tradicional com as uvas Pinot Noir e Sangiovese.


Perfeita para quem busca um turismo relax, a Don Giovanni é puro charme e simpatia no terroir dos espumantes. Além de vinícola é também uma pousada de 8 quartos no casarão construído em 1930 - além de uma Cabana, para quem quer uma dose extra de charme e privacidade. Os piqueniques são imperdíveis.


Além de uma vinícola que produz vinhos excelentes e espumantes mais ainda, eles têm  um garden bem famoso e concorrido, tipo um parque com serviço de wine bar, vinhos em taça, em garrafa, comidinhas e etc. É um baita lugar para visitar em família, com os amigos ou em casal. O passeio Geisse Terroir Experience é é imperdível: uma mini-aventura pela vinícola, conhecendo seu terroir e seus recantos pereitos para uma parada para o espumante.


GARIBALDI


Um marco da cidade de Garibaldi, a Peterlongo tem na sua história o primeiro champagne brasileiro - e também o direito de chamá-lo de champagne mesmo, como na França. A vinícola parece um castelo e no jardim acontecem piqueniques e também o Wine Movie, sessões de cinema a céu aberto.


Os Vinhos Bettú são comandados pelo próprio Vilmar Bettú, engenheiro mecânico, professor, produtor de vinhos e um encantador contador de histórias. A visita pela propriedade e a degustação dos vinhos é conduzida pelo próprio Bettú. Os visitantes, por sua vez, são conduzidos pelo sentimento de serem bem-recebidos por alguém que fala com paixão porque ama o que faz. É uma visita única, indicada para aqueles que acreditam que belos vinhos são mais do que bebidas, são criações que demandam técnica, mas também vivências e histórias.


A Courmayeur fica no Vale dos Vinhedos, na cidade de Garibaldi, a 15 minutos de Bento Gonçalves. A vinícola tem uma bagagem de mais de 40 anos de história na produção de vinhos, uma das mais antigas da região. O destaque fica no carinho especial que a vinícola tem pela produção de espumantes.


FARROUPILHA


A Casa Perini é uma das visitas mais legais de se fazer para conhecer as grandes vinícolas da região. Ela é uma super vinícola que fica no Vale Trentino, em Farroupilha. Aqui vale lembrar que a cidade possui uma IP - Indicação de Procedência - para o plantio da uva moscato.


A Cave Antiga é uma vinícola familiar fundada em 1948. Ela fica no 3º Distrito de Farroupilha, uma região que transpira a cultura e a história da imigração italiana. A vinícola tem foco no desenvolvimento de novos varietais e em inovações produtivas e zela pela preservação ecológica. Possui vinhedos na Serra Gaúcha, na Serra do Sudeste, na Campanha Gaúcha e na Serra Catarinense.


CANELA


A Jolimont fica na cidade de Canela/RS, é uma das pioneiras no estado na produção de vinhos e foi criada por um francês estabelecido na Serra Gaúcha em 1948. Na visita à vinícola a ideia é entrar de cabeça no mundo do vinho, vivendo a cultura e conhecendo a tradição do Morro do Calçado em Canela/RS e a importância histórica da vitivinicultura na região.


Se você chegou ao final dessa lista, além do nosso muito obrigado, vale repetir o aviso: entre em contato com as vinícolas antes de fazer uma visita.

No período entre o Natal e Ano Novo algumas operações podem estar reduzidas e/ou funcionando em horário diferente do informado nas redes e no Google :D

E para saber mais sobre os vinhos, as vinícolas, os passeios e as novidades de 2021 aqui

na Wine Locals, assine a nossa newsletter clicando aqui.

Por Ariela Bento 02 fev., 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 01 fev., 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 jan., 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
Para os caçadores de achados
Mais Posts
Share by: