Retrospectiva 2020: 6 espumantes que adoramos beber em 2020

Henrique Kochenborger • dez. 16, 2020

Se você chegou nessa lista é bem provável que você tenha lido ou ouvido em algum momento do ano de 2020 uma das notícias que mais nos deixou feliz aqui na Wine Locals: o brasileiro está bebendo mais vinho.


E assim, falando sério, num ano como 2020, como é possível ser diferente, certo? E é nesse clima de beber mais vinho nós conhecemos algumas novidades, revisitamos alguns rótulos já conhecidos e agora, chegando no final do ano, decidimos fazer uma retrospectiva de vários espumantes que passaram pelas nossas taças. E pelos nossos copos. E, em alguns dias, vários foram direto da garrafa mesmo (brincadeira). 


Então essa lista, além de ter espumantes que bebemos e achamos que vocês também iriam gostar de beber, tem 6 dicas de espumantes para comemorar o final do ano.


E como é de costume a gente falar por aqui: se você quiser saber mais sobre vinhos, espumantes, vinícolas, degustações, almoços harmonizados e todo esse universo do vinho, assina a nossa newsletter. Pode seguir a gente no Instagram também, postamos muita coisa legal lá.


Agora deu, vamos pra lista: 6 espumantes que adoramos beber em 2020


Ma-ra-vi-lho-so para dizer o mínimo. E convenhamos, quando o cara dá o próprio nome dele pro vinho, é a garantia de que tem algo muito legal te esperando nessa garrafa. É um espumante feito pelo método tradicional, o mesmo usado na região de Champagne, com uvas do Vale dos Vinhedos.

PS: aí na foto vocês podem ver o LH Zanini Nature acompanhando um risoto na Vallontano Risoteria e Café (você pode saber mais sobre esse almoço clicando na foto).


O Millésime Brut Rosé da Miolo é um desses espumantes especiais, que são feitos somente com safras excepcionais. Ele é feito 100% com uvas Pinot Noir plantadas no Vale dos Vinhedos, na cidade de Garibaldi, na região de Santa Lúcia. Um rosé bem chique, bem aromático e uma escolha bem acertada para encerrar o ano de 2020.


Aqui é um espumante que não tem erro nunca: é pra Beber no Natal? Pode. É pra dar de presente pra quem ama espumante? Pode também.

Estar na Serra Gaúcha, em Pinto Bandeira, na vinícola Cave Geisse e deixar passar a chance de tomar um Cage Geisse feito 100% com uvas Chardonnay é arrependimento na certa.


Mais um velho conhecido a quem é sempre bom fazer uma visita, o Nature da Don Giovanni. Se você que está lendo nos permite usar um daqueles termos difíceis de entender para falar sobre esse espumante, podemos dizer que ele é muito interessante. Daqueles em que você percebe aromas e sabores diferentes a cada gole.


O Pizzato Brut é produzido no Vale dos Vinhedos. É um espumante perfeito para comemorações, vai bem para começar a noite e também com petiscos e aquelas comidinhas de happy hour. Além de elegante e delicioso, pra quem quem faz questão de premiações, a safra 2017 foi reconhecida com 91 pontos no Guia Descorchados.


Quem gosta de Moscatel e sente vontade de beber coisas novas costuma gostar de Prosecco. Apesar de ser menos doce, ele tem um aroma mais neutro que cumpre bem o papel de "transição" entre o Moscatel e espumantes Demi-Sec ou Brut. Pois esse Prosecco em especial, o Tributo da Marco Luigi, é ainda mais adequado para apresentar a um amante do Moscatel. Ele tem um aroma muito gostoso de frutas e flores, é perfumado sem ser doce. Então se o grupo for grande e você não souaber o gosto da maioria, saiba que esse aqui faz bonito.


Nós queremos saber qual  SUA CURIOSIDADE a respeito de vinhos e espumantes.

Se soubermos, vamos responder.Se não soubermos, vamos procurar as informações

e trazer aqui. Quer uma lista só com Moscatel? Quer uma lista

com tintos incríveis? Vinhos demi-sec? Pergunta pra gente ou manda uma sugestão

no oi@wine-locals.com :D

Por Ariela Bento 02 fev., 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 01 fev., 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 jan., 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
Para os caçadores de achados
Mais Posts
Share by: