Tudo que você precisa saber sobre a Serra Gaúcha

Henrique Kochenborger • jul. 14, 2020

O Rio Grande do Sul e a Serra Gaúcha

O Rio Grande do Sul é o estado mais ao Sul do Brasil. Aqui, a Serra Gaúcha é o destino mais procurado, tanto pelos visitantes locais, quanto pelos que vêm de outros estados do país. 


A imigração alemã, e italiana, toda a carga cultural trazida junto com ela , os ativos turísticos da região como a gastronomia e a cultura do vinho, as belezas naturais e os atrativos para crianças movimentam milhares de pessoas.



As diferentes regiões

A Serra Gaúcha pode ser divida em 3 regiões com diferentes influências culturais:



  • A Região Gaúcha e os cânions:
    Abriga cidades como Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Possui seu forte na pecuária e tem sua paisagem marcada pelos cânions do Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara. É a região que ainda guarda grande parte da cultura do gaúcho que foi formada pela miscigenação da fronteira com a Argentina e o Uruguai, antes da chegada dos portugueses ao estado. 



  • A Região Alemã, das famosas Gramado e Canela:
    É também conhecida como a Região das Hortênsias e engloba as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis. E a referência que a maior parte das pessoas têm de turismo no sul e apesar de trazer um pouco da cultura da imigração italiana também, é muito forte a influência dos imigrantes que vieram do norte da Alemanha, trazendo também algumas referências de outras regiões que tornariam ícones aqui - sim, estamos falando do fondue, tipicamente suíço, mas que também faz parte da culinária alemã pela proximidade das regiões.



  • A cultura do vinho da Região Italiana
    A região italiana é composta por cidades como Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Caxias do Sul, a mais populosa delas. A cultura trazida com a imigração italiana da região do Vêneto ainda guarda muitos dos costumes e é visível no cultivo das uvas e na produção do vinho, além da gastronomia, marcada pela mesa que recebe polenta, galeto, sopa de capelete, radicce com bacon e as massas dos mais variados tipos.
     



A Serra Gaúcha e a região do vinho



A serra tem hoje a maior concentração de produtores de vinho do país e é responsável por 85% da produção nacional. 

O destino é mais do que desejado por apaixonados por vinhos e espumantes. E, como não poderia deixar de ser, a gastronomia italiana, com a influência da imigração e as vantagens que o atual tempo traz, fazem parte dos planos de viagens de visitantes em busca de passeios, visitas, degustações e experiências no mundo do vinho.


Além disso, a serra abriga 5 regiões certificadas para a produção de vinho: 4 Indicações de Procedência, sendo elas Pinto Bandeira, Altos Montes, Farroupilha e Monte Belo; e 1 Denominação de Origem no Vale dos Vinhedos.

Algumas outras certificações famosas de produtos nacionais cujas origens são asseguradas são da cachaça e, recentemente, do queijo canastra no Brasil e a do champagne, na França.

Em todo o estado do Rio Grande do Sul, 4 regiões se destacam na produção de vinhos: Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de cima da Serra e a Serra Gaúcha. 


Sobre as diferenças entre as regiões certificadas

Para simplificar um primeiro entendimento quanto à diferença básica entre as certificações de Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO): a primeira reconhece regiões produtoras e a segunda, além de reconhecer regiões produtoras, inclui em seus critérios de certificação características específicas dessas áreas de cultivo/terroirs.



Clique aqui e conheça algumas das vinícolas da Serra Gaúcha

Clique aqui e veja uma lista de 7 vinhos para conhecer a Serra Gaúcha



O Vale dos Vinhedos



O Vale dos Vinhedos fica a 122 quilômetros de Porto Alegre - e para aqueles que tanto nos perguntam se fica perto de Gramado, o Vale fica a 120 quilômetros de distância. Ele é uma rota turística de Bento Gonçalves/RS. É a mais famosa delas por ser a morada de vinícolas cujos nomes são conhecidos em todo o país e até fora dele, como a Casa Valduga e a Vinícola Miolo

O Vale dos Vinhedos é a região triangular que abrange áreas de 3 cidades da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Por lá são várias as opções de vinícolas para visitar, das grandes potências e produzem vinhos e espumantes para todo o país até às pequenas e familiares que podem render bons presentes com os excelentes achados locais. Além da diversidade de vinhos e espumantes, as vinícolas da região oferecem diferentes programações para diferentes perfis de conhecedores de vinho.



Clique aqui para ver um roteiro de viagem: 1ª vez no Vale dos Vinhedos



Outras rotas turísticas na região do vinho:



Junto com o Vale dos Vinhedos, outras 4 rotas são famosas na região do vinho na Serra Gaúcha:


  • Caminhos de Pedra: é uma rota rural (e linda!) de 12km em direção à Pinto Bandeira - a cidade dos espumantes imperdíveis - com restaurantes, prédios históricos e diversas atrações; 
  • Vale dos Rio das Antas: uma região em que além do vinho se encontra cachaças de qualidade, cervejas e o Mirante da Ferradura, onde se vê o Rio das Antas dando a volta na montanha, formando uma ferradura;
  • Cantinas Históricas: a rota da Linha Faria Lemos e do Vale Aurora possui uma paisagem única na região;
  • Rota Rural Encantos de Eulália: Linha Eulália, no interior de Bento Gonçalves, é perfeita para grupos interessados em paisagens incríveis.



Clique aqui para ver um roteiro de viagem: Descobrindo a rota do Vale do Rio das Antas

Clique aqui para ver um roteiro de viagem: Um dia charmoso em Pinto Bandeira e nos Caminhos de Pedra



E aí, se interessou pela Serra Gaúcha? Ficou ainda mais apaixonado pela região do Vale dos Vinhedos?


No próximo post nós vamos te contar mais sobre as atrações do Vale dos Vinhedos, as visitas, passeios, degustações e outras experiências em vinícolas por lá. ;)

Por Ariela Bento 02 fev., 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 01 fev., 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 jan., 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
Para os caçadores de achados
Mais Posts
Share by: