O Rio Grande do Sul é o estado mais ao Sul do Brasil. Aqui, a Serra Gaúcha é o destino mais procurado, tanto pelos visitantes locais, quanto pelos que vêm de outros estados do país.
A imigração alemã, e italiana, toda a carga cultural trazida junto com ela , os ativos turísticos da região como a gastronomia e a cultura do vinho, as belezas naturais e os atrativos para crianças movimentam milhares de pessoas.
As diferentes regiões
A Serra Gaúcha pode ser divida em 3 regiões com diferentes influências culturais:
A Serra Gaúcha e a região do vinho
A serra tem hoje a maior concentração de produtores de vinho do país e é responsável por 85% da produção nacional.
O destino é mais do que desejado por apaixonados por vinhos e espumantes. E, como não poderia deixar de ser, a gastronomia italiana, com a influência da imigração e as vantagens que o atual tempo traz, fazem parte dos planos de viagens de visitantes em busca de passeios, visitas, degustações e experiências no mundo do vinho.
Além disso, a serra abriga 5 regiões certificadas para a produção de vinho: 4 Indicações de Procedência, sendo elas Pinto Bandeira, Altos Montes, Farroupilha e Monte Belo; e 1 Denominação de Origem no Vale dos Vinhedos.
Algumas outras certificações famosas de produtos nacionais cujas origens são asseguradas são da cachaça e, recentemente, do queijo canastra no Brasil e a do champagne, na França.
Em todo o estado do Rio Grande do Sul, 4 regiões se destacam na produção de vinhos: Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de cima da Serra e a Serra Gaúcha.
Sobre as diferenças entre as regiões certificadas
Para simplificar um primeiro entendimento quanto à diferença básica entre as certificações de Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO): a primeira reconhece regiões produtoras e a segunda, além de reconhecer regiões produtoras, inclui em seus critérios de certificação características específicas dessas áreas de cultivo/terroirs.
Clique aqui e conheça algumas das vinícolas da Serra Gaúcha
Clique aqui e veja uma lista de 7 vinhos para conhecer a Serra Gaúcha
O Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos fica a 122 quilômetros de Porto Alegre - e para aqueles que tanto nos perguntam se fica perto de Gramado, o Vale fica a 120 quilômetros de distância. Ele é uma rota turística de Bento Gonçalves/RS. É a mais famosa delas por ser a morada de vinícolas cujos nomes são conhecidos em todo o país e até fora dele, como a Casa Valduga e a Vinícola Miolo.
O Vale dos Vinhedos é a região triangular que abrange áreas de 3 cidades da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Por lá são várias as opções de vinícolas para visitar, das grandes potências e produzem vinhos e espumantes para todo o país até às pequenas e familiares que podem render bons presentes com os excelentes achados locais. Além da diversidade de vinhos e espumantes, as vinícolas da região oferecem diferentes programações para diferentes perfis de conhecedores de vinho.
Clique aqui para ver um roteiro de viagem: 1ª vez no Vale dos Vinhedos
Outras rotas turísticas na região do vinho:
Junto com o Vale dos Vinhedos, outras 4 rotas são famosas na região do vinho na Serra Gaúcha:
Clique aqui para ver um roteiro de viagem: Descobrindo a rota do Vale do Rio das Antas
Clique aqui para ver um roteiro de viagem: Um dia charmoso em Pinto Bandeira e nos Caminhos de Pedra
E aí, se interessou pela Serra Gaúcha? Ficou ainda mais apaixonado pela região do Vale dos Vinhedos?
No próximo post nós vamos te contar mais sobre as atrações do Vale dos Vinhedos, as visitas, passeios, degustações e outras experiências em vinícolas por lá. ;)
Informações de contato
Siga-nos nas redes sociais
© 2023 Wine Locals, todos os direitos reservados
CNPJ: 32.603.492/0001-04 Razão Social: SHAREEAT DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇĀO LTDA