Roteiro: um dia charmoso em Pinto Bandeira e nos Caminhos de Pedra

Henrique Kochenborger • mai. 26, 2020
Para os que buscam destinos cheios de charme, um roteiro com vistas imperdíveis, vinícolas lindas e grandes espumantes produzidos na região

Hora do dia:
manhã

Duração sugerida: 2h

A Cave Geisse é a vinícola dos espumantes imperdíveis. Lá é o lugar de fazer o Terroir Experience, o passeio com cara de aventura que acontece a bordo de um mini 4x4. Nesse passeio o guia apresenta as características que fazem do solo da vinícola um terreno perfeito para o cultivo das uvas, a base dos vinhos e espumantes. Acredite: a história que envolve o solo é quase um pretexto para fazer passeio off road pela vinícola, com paradas mais do que estratégicas para degustação em lugares como córregos e mirantes. 

Dica Wine Locals:

No retorno do passeio Geisse Terroir Experience programe uma degustação no deck da vinícola para conhecer outros rótulos produzidos por lá.
Conheça a Geisse Terroir Experience

Hora do dia:
hora do almoço

Duração sugerida: 2h

Casa Vanni

A Casa Vanni tem um astral sem igual. O lugar é lindo e disputado, mas a espera na chegada traz sorte: é hora de sentar no jardim e escolher um dos espumantes da carta, que oferece o melhor da região. Lá no jardim, o único barulho vem do córrego que passa atrás do restaurante. A cozinha do Casa Vanni entrega uma bonita e elegante comida da imigração italiana. Risotos incríveis, o ravióli de ricota e espinafre com molho pesto e o famoso Filé da Casa, envolto em massa folheada e acompanhado de ravióli recheado de beringela. Não pule a sobremesa: a panna cota com calda de frutas da estação agrada até quem não é de doce.

Dica Wine Locals:

O risoto de carne de panela + o espumante Rosé Brut da Vallontano, uma harmonização imperdível.
Saiba mais sobre a Casa Vanni

Hora do dia:
início da tarde

Duração sugerida: 4h

Casa da Ovelha + Parque da Ovelha

Uma casa dedicada aos produtos com base no leite de ovelha: queijos, doces, iogurtes e cosméticos. Ainda, no Parque da Ovelha, uma programação especial que costuma agradar crianças e adultos, como ordenha, tosquia (tosa) e amamentação de filhotes. É uma parada obrigatória para quem viaja com crianças.

Hora do dia:
meio da tarde + jantar

Duração sugerida: 2h

A Don Giovanni é um dos lugares mais encantadores de Pinto Bandeira. O terroir da região está certificado com a Indicação de Procedência de Pinto Bandeira, que garante características de solo e de clima particularmente propícias para a elaboração de espumantes. Ainda, o manejo biodinâmico dos vinhedos permite colher uvas mais expressivas e de melhor qualidade. 


Mais do que uma vinícola, a Don Giovanni é um complexo enogastronômico: é vinícola, restaurante e pousada. São apenas 8 quartos, 7 deles em um casarão construído em 1930. A Cabana, afastada do casarão, fica próxima aos vinhedos e foi construída a partir de um estábulo reformado - a vista privilegiada do nascer do sol é um extra que a Cabana oferece.


No final da tarde, a Don Giovanni possui o passeio pelos vinhedos e o pôr do sol no mirante - fique atento aos horários, o sol não espera para se pôr. A visita é feita a pé pelos vinhedos até o mirante, onde o Don Giovanni Rosé harmoniza superbem com o final da tarde. Aos sábados, o restaurante da Don Giovanni oferece o jantar harmonizado : uma sequência de pratos onde a maioria dos ingredientes é plantado e colhido na própria vinícola, incluindo as alcachofras do já famoso Risoto de Alcachofras servido lá. 


Dica Wine Locals: 


Para uma experiência mais do que completa, programe uma estadia na Don Giovanni. Estar hospedado lá é inesquecível, a pousada é perfeita para quem procura autenticidade e uma experiência única. 


Saiba mais sobre essa experiência

Extra: Ladrilhos São Pedro

Uma casa antiga no Vale dos Vinhedos onde o morador apresenta o método de produção artesanal e artístico de ladrilhos hidráulicos. É possível conhecer de perto a criação dos ladrilhos e adquirir algumas peças. É indispensável o agendamento da visita por email ou telefone.
Por Ariela Bento 02 fev., 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 01 fev., 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 jan., 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
Para os caçadores de achados
Mais Posts
Share by: