Roteiro: um dia romântico na Serra Gaúcha

Henrique Kochenborger • mai. 26, 2020
Um roteiro romântico, cheio de charme e com as paisagens mais bonitas para encantar os olhos e o coração.

Hora do dia:
manhã

Duração sugerida: 2h

O charme encantador da Vinícola Cristófoli

A Cristófoli é uma vinícola repleta de detalhes e memórias familiares que fica a Rota das Cantinas Históricas do Distrito de Faria Lemos, ao lado de Bento Gonçalves.


Tudo é pensado para que os visitantes disfrutem dos melhores momentos. Assim, as experiências que a vinícola oferece são incríveis, mas em clima romântico o Edredom nos Parreirais é imbatível: um piquenique em meio ao vinhedo com comidinhas regionais preparadas lá na vinícola mesmo, combinadas com um vinho. O passeio começa com uma degustação orientada, para auxiliar na escolha do vinho do visitante. 



Dica Wine Locals:


A Cristófoli possui algumas das experiências gastronômicas mais legais da região. Para ocasiões especiais, consulte-os sobre degustações, almoços ou jantares personalizados.

Saiba mais sobre a Cristofoli

Hora do dia:
hora do almoço

Duração sugerida: 2h

Risotinho com espumantes na Vallontano Risoteria e Café

No Vale dos Vinhedos, o almoço tem um destino certo e começa com a degustação dos imperdíveis espumantes da Vinícola Vallontano. É uma das vinícolas que melhor expressa o terroir do Vale dos Vinhedos, com vinhos únicos, vibrantes e cheios de personalidade.

A Vallontano Risoteria e Café é uma parada estratégica na região, escondidinha atrás de parreirais que separam a vinícola da estrada. Eles possuem um deck pet-friendly (alô, pais e mães de pets) e uma carta de vinhos perfeita para acompanhar os risotinhos - ou os lanches, saladas, sopas e etc.

Dica Wine Locals:

O cardápio da risoteria indica um vinho para cada pedido, mas a casa também oferece uma degustação completa dos vinhos da Vallontano.
Saiba mais sobre a Vallontano Risoteria e Café

Hora do dia:
início da tarde

Duração sugerida: 4h

Biscotteria Itallini

A Biscotteria Itallini é a marca de biscoitinhos artesanais que evoluiu de um projeto caseiro para uma fábrica no coração dos Vale dos Vinhedos, num casarão que data de 1965, com espaço de sobra para desenvolver linhas de produtos e técnicas de produção. O biscoitinho que recebe uma gotinha de goiabada é imbatível, mas a gama de sabores é vasta: frutas, nozes, amêndoas, capuccino, chocolate simples, chocolate com gotas, baunilha... Atendendo à pedidos, os sabores salgados também aparecem por lá, como queijo, gergelim e manjericão. 


Dica Wine Locals: 

Consulte a casa com antecedência sobre a possibilidade de visitar a fábrica e ver de perto a produção, que muitas vezes segue sendo encantadoramente artesanal.

Hora do dia:
meio da tarde

Duração sugerida: 2h

Vinícola Almaúnica

Na Almaúnica se tem uma das vistas mais bonitas do Vale dos Vinhedos. Eles possuem uma arquitetura moderna, uma área na frente da vinícola perfeita para uma taça de vinho vendo o sol se pôr e os tintos mais imperdíveis da região. A Almaúnica possui visita guiada e 3 tipos de degustação, sendo a mais completa delas com um total de 11 rótulos. Para os apaixonados que quiserem aproveitar os tintos do Vale dos Vinhedos em casa, o lugar para fazer compras é aqui.


Dica Wine Locals: 

Consulte com antecedência à visita sobre uma degustação nos bancos sob os guarda-sóis na frente da vinícola, com vista para o pôr do sol.

Ao final da tarde, programe-se para retornar à pousada ou hotel para largar as garrafas, tomar um banho e repor as energias antes do jantar. A grande maioria das vinícolas da região encerram o dia entre 17h e 17h30.

Saiba mais sobre a Almaúnica

Hora do dia:
noite


Jantar 01: Valle Rústico (jantares de quarta à sábado e almoços no domingo)

O Valle Rústico é um restaurante absolutamente único. Quem conta a história por lá e o chef Rodrigo Bellora, que constrói um cardápio com o que é plantado, criado e inventado na região, a chamada cozinha de natureza que já é uma marca do Rodrigo Bellora.
O menu degustação tem 6 etapas entre entradas, pratos principais e sobremesas que apresentam os ingredientes da serra de um jeito moderno e surpreendente. É um slow food bom, limpo e justo, doutrina essa que assina todas as iniciativas do Bellora.

Dica Wine Locals: 

Siga o Valle Rústico no Instagram (@vallerustico) para ficar sabendo sobre programações especiais e também as atrações que o chef Rodrigo Bellora oferece fora dos horários de atendimento divulgados oficialmente.
Saiba mais sobre o Valle Rústico

Jantar 02: Trattoria Primo Camilo (jantares de segunda a sábado)

A casa tem um menu variado de massas, risotos, carnes e peixes e costuma agradar quem tem um paladar tradicional. A Trattoria Primo Camilo fica em Garibaldi, num casarão de paredes de pedra repletas de história. Quem comanda a casa é o chef Altemir Pessali e, no cardápio do restaurante que leva o nome do seu avô, os destaques são as massas e os risotos, mas quem procura por saldas, pizzas e carnes também sai satisfeito.


Dica Wine Locals:

Conheça a adega do restaurante para escolher o vinho ou os vinhos da noite e não saia de lá sem provar o tortéi à Moda da Casa, recheado com moranga, tomate seco, nata, cebolas e castanhas tostadas.

Saiba mais sobre a Trattoria

Dicas de hospedagem:


  • Don Giovanni: mais do que uma vinícola, a Don Giovanni é um complexo enogastronômico: vinícola, restaurante e pousada. São apenas 8 quartos, 7 deles ficam em um casarão construído em 1930. A Cabana, afastada do casarão, fica próxima aos vinhedos e foi construída a partir de um estábulo reformado - a vista privilegiada do nascer do sol é um extra que a casa oferece.
  • Pousada Borghetto Sant’Anna: uma pousada para quem quer privacidade e exclusividade. São 7 quartos espaçosos e confortáveis com uma vista linda do Vale dos Vinhedos. Aos que querem passar mais tempo, a casa de final de semana que virou pousada oferece um loft horizontal com cozinha e acomodações próprias para uma estadia prolongada.
  • Spa do Vinho: o mais grandioso dos hotéis da região. Ele tem cara de castelo e fica no coração do Vale dos Vinhedos, em frente à vinícola Miolo. Piscina aquecida com hidromassagem, quadra de tênis, espaço kids e uma estrutura completa de spa com produtos vinhoterápicos.

Pretende ficar mais de um dia na região? Confira o Roteiro charmoso em Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra.

Por Ariela Bento 02 fev., 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 01 fev., 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 jan., 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
Para os caçadores de achados
Mais Posts
Share by: