Roteiro: descobrindo Garibaldi
Henrique Kochenborger • 28 de maio de 2020
Garibaldi é a cidade conhecida como capital do espumante. É vizinha de Bento Gonçalves e guarda lugares incríveis para turistas que buscam conhecer alguns clássicos da região.
Hora do dia:
manhã
Duração sugerida: 2h
A Peterlongo é uma das vinícolas mais conhecidas no país.
Eles possuem o registro do primeiro Champagne brasileiro e a sua visitação tradicional passa pelas caves subterrâneas de fermentação e armazenamento dos espumantes e pela cave de barris dos vinhos tranquilos. Aos sábados a Peterlongo promove o Wine Movie:
um cinema à céu aberto com projetor ligado no jardim da vinícola. São duas sessões de cinema com venda de pipoca, espumantes em taça e garrafa.
Dica Wine Locals:
A Peterlongo é a única vinícola brasileira que pode chamar seus espumantes produzidos em método tradicional (Champenoise) de champagne. Procure pelos rótulos Peterlongo Privilege e Peterlongo Elegance.
Hora do dia:
hora do almoço
Duração sugerida: 2h
Tabacaria Benvenuto
Uma joia no Centro da cidade. A Tabacaria Benvenuto nasceu como uma autêntica tabacaria italiana: vinhos e espumantes em taça e algumas opções de drinks e petiscos. O lugar é muito simpático, o atendimento é nota mil e o cardápio segue esse mesmo padrão. Eles seguem com o nome de tabacaria, mas agora cresceram e têm cara de bistrô. São pizzas fininhas, tábua de entrecot com linguicinha, um nhoque à bolonhesa que cai como uma luva para os dias frios e outras opções de massas - se avistar o tortelone de gorgonzola com sálvia no cardápio, não o deixe passar.
Dica Wine Locals:
Dá pra levar pra casa os molhos barbecue com Jack Daniels ou os catchups também artesanais, baita lembrança de um baita lugar.
Hora do dia:
início da tarde
Duração sugerida: 4h
Uma das vinícolas mais queridas da região, a Vinícola Garibaldi é uma cooperativa de 400 famílias da região e um marco da cidade, com mais de 80 anos.
Para os amantes de espumantes, fica a dica: a visão da Garibaldi é de ser referência na produção de espumantes, no Brasil e no Exterior. E as opções de espumante deles são cheias de personalidade e de pioneirismo: Prosecco Rosé, o espumante orgânico e biodinâmico Astral e o imperdível rosé de Pinot Noir. Em qual outra vinícola você leva pra casa uma lembrança tão legal com o nome da cidade no rótulo?
Dica Wine Locals:
As experiências de degustação da Garibaldi são pra lá de legais. A degustação às cegas que acontece dentro de uma barrica Acordes gigante é divertidíssima e para quem é mais formiga tem o Taça e Trufa, uma degustação que combina vinhos e espumantes com trufas artesanais de chocolate.
Opções para
o jantar
Duração sugerida: 2h
1. Valle Rústico: a cozinha de natureza do chef Rodrigo Bellora e um slow food referência no Brasil
Quando:
jantares de quarta à sábado e almoço aos domingos
O Valle Rústico é um restaurante absolutamente único. Quem conta a história por lá e o chef Rodrigo Bellora, que constrói um cardápio com o que é plantado, criado e inventado na região, a chamada cozinha de natureza que já é uma marca do Rodrigo Bellora.
O menu degustação tem 6 etapas entre entradas, pratos principais e sobremesas que apresentam os ingredientes da serra de um jeito moderno e surpreendente. É um slow food bom, limpo e justo, doutrina essa que assina todas as iniciativas do Bellora.
Dica Wine Locals
Siga o Valle Rústico no Instagram
(@vallerustico) para ficar sabendo sobre programações especiais e também as atrações que o chef Rodrigo Bellora oferece fora dos horários de atendimento divulgados oficialmente.
2. Primo Camilo: a cozinha italiana cheia de história e animação
Quando: jantares de segunda a sábado
A casa tem um menu variado de massas, risotos, carnes e peixes e costuma agradar quem tem um paladar tradicional. A Trattoria Primo Camilo fica em Garibaldi, num casarão de paredes de pedra repletas de história. Quem comanda a casa é o chef Altemir Pessali e, no cardápio do restaurante que leva o nome do seu avô, os destaques são as massas e os risotos, mas quem procura por saldas, pizzas e carnes também sai satisfeito.
Dica Wine Locals
Conheça a adega do restaurante para escolher o vinho ou os vinhos da noite e não saia de lá sem provar o tortéi à Moda da Casa, recheado com moranga, tomate seco, nata, cebolas e castanhas tostadas.

É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.

Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês

Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão

A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!