Roteiro: os mais tradicionais da Serra Gaúcha

Henrique Kochenborger • abr. 13, 2020
Um roteiros para quem não vê a hora de conhecer de perto a paisagem da Serra Gaúcha: as grandes vinícolas, a tradicional culinária da imigração italiana e a programação para quem tem os dois compromissos mais importantes dessa viagem: relaxar e se divertir.

Hora do dia:
manhã

Duração sugerida: 2h

Visita guiada com degustação na Salton

Um dos programas mais imperdíveis para quem está conhecendo a Serra Gaúcha. Uma das maiores produtoras de vinhos e espumantes do país, a Vinícola Salton fica no Vale do Rio das Antas, uma das rotas turísticas no caminho para Bento Gonçalves. 


Tour Intenso: é ideal para os turistas que estão desbravando a região pela primeira vez e os enoturistas de primeira viagem que buscam conhecer mais sobre o universo do vinho. É um passeio pela ala histórica, pela produção, pelos vinhedos, pelas caves subterrâneas dentre vários outros pontos. A degustação ao final desse passeio tem 5 rótulos.


Tour Gerações: é o passeio certo para os aprendizes do mundo do vinho que querem expandir seu repertório para além das programações tradicionais. O passeio inclui uma degustação pra lá de especial: são 6 rótulos de produtos premium selecionados pela vinícola. Essa degustação acontece dentro de uma cave de pedra e é harmonizada com uma tábua de frios.

Saiba mais sobre a Vinícola Salton

Hora do dia:
hora do almoço

Duração sugerida: 2h

Tradicional mesa da serra no Galeto DiPaolo

Tudo que se sonha quando vem à cabeça a viagem para a Serra Gaúcha se encontra na mesa da DiPaolo. Sopa de capeletti, galeto ao primo canto, polenta, radicci com bacon, salada de maionese, queijinho à dorê e mais algumas delícias que a casa DiPaolo traz, com uma qualidade que vem encantando vários lugares do país.
Saiba mais sobre o Galeto Di Paolo

Hora do dia:
tarde

Duração sugerida: 4h

A Miolo foi uma das vinícolas pioneiras em trazer o conceito do jardim aberto com picnic e vinhos em taça e garrafa como uma programação de final de semana, numa espécie de wine bar a céu aberto, para aproveitar sem pressa. A visita no verão pede sombras, horários de final de tarde para fugir do calor e uma boa taça de espumante gelado, no inverno o visual é lindo e eles disponibilizam mantinhas e o apetite pelos tintos só cresce.

Saiba mais sobre o Wine Garden
Por Ariela Bento 02 fev., 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 01 fev., 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 jan., 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
Para os caçadores de achados
Mais Posts
Share by: