Vindima 2020: 6 vinhos dessa safra que você já pode provar

Mariana Vieira • jul. 24, 2020

Lista feita por

Mariana da Wine Locals

Talvez você já tenha ouvido falar da safra 2020 de vinhos brasileiros, decorrentes da vindima que aconteceu principalmente no sul do país entre os meses de janeiro a março. E não é apenas porque foi uma colheita feita as vésperas do Covid-19 atingir o país, e transformar este ano em um desafio histórico para todo o mundo.



Um grade fator aliado foi o clima seco, com noites frias e muito sol, registrado entre o final do ano passado e o início deste, especialmente na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, estado responsável por quase 90% da produção de vinho nacional. Os fatores climáticos e a dedicação dos produtores mantiveram os vinhedos saudáveis, o que favoreceu a maturação natural das uvas.



O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) Daniel Salvador não tem dúvidas: “É a safra das safras”. Para afirmar tanto, ele se baseia em conversas com produtores e degustações de bebidas que estão no início ou no processo de fermentação. E o que podemos esperar de diferentes estilos de vinho dessa safra de 2020?



“Vamos encontrar tintos mais encorpados, aroma mais nítido e peculiar, uma complexidade maior na bebida. Os brancos terão uma intensidade aromática e equilíbrio em acidez e sabor. Os espumantes vão apresentar uma delicadeza e finesse jamais vista”, prevê Salvador. Sorte a nossa, amantes de vinho!



Reuni nesta lista os rótulos que já estão disponíveis para o mercado. A ideia é que tenhamos até o fim do ano espumantes do método charmat, bem como os brancos jovens e alguns tintos, sendo que os mais encorpados, que passam por barrica, só em 2021/2022, bem como os espumantes elaborados pelo tradicional método champenoise. 
Mal posso esperar! Se provar algum rótulo legal da safra 2020, conta pra gente nos comentários!

Miolo Wild Gamay Nouveau    

Com produção de apenas 12 mil garrafas, esse tinto leve da Miolo foi um dos primeiros rótulos da vindima 2020 lançado este ano, e causou uma boa impressão entre os bebedores de vinho!  Trata-se de  um vinho elaborado com a uva da variedade Gamay, não tão comum no Brasil. 

Essa casta é a estrela do vinho francês Beaujolais – uva tinta, nativa da região da Borgonha. Vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente dois meses após a colheita, fruto da fermentação natural de leveduras presentes na própria uva. Não se assuste ao degustar e encontrar esse aroma de fermentação encontrado, por exemplo, em pães de fermentação natural. 

É leve, frutado e fresco. O Wild Gamay Miolo tem essas características: tinto brilhante, extremamente aromático . Bom pra beber mais gelado, no dia a dia, sem precisar pensar muito! 
Comprar agora

Cave Antiga Taffarel 

Se você curte um bom vinho branco bem aromático, essa é uma boa pedida: o Cave Antiga Taffarel 2020! 
Cultivadas nos vinhedos da Família Taffarel, em Cotiporã – RS, as variedades de uvas Schönburger e Chardonnay proporcionam equilíbrio de aromas e sabores. 

E uma curiosidade: a casta Schönburger, de origem alemã, possui menos de 25 hectares plantados no mundo, sendo o da propriedade da família, o único vinhedo da América do Sul.

Esta variedade tem como principais características a intensidade aromática, que denota a frutas de polpa branca e flores, e a baixa acidez, acompanhando bem entradinhas, queijos brancos e carne branca.

Comprar agora

Fausto Pizzato Merlot Rosé 

Muita gente conhece a linha de tintos da vinícola Pizzato, mas já pensou em provar um rosé deles? Elaborado com uvas provenientes de vinhedos localizados em Dois Lajeados (RS), traz uma cor bem viva e brilhante. 

Muita fruta no palato, refrescante (boa acidez); seco, mas com ‘memória’ doce persistente. Vivacidade, frescor e persistência.

Esse merlot rosé vai equilibrar bem aperitivos, sanduíches, entradas, saladas, massas leves, pizzas, quiches, carnes brancas, pratos leves e peixes.
Comprar agora

Luiz Argenta Rosé 

A vinícola boutique Luiz Argenta, localizada em Flores da Cunha (RS) tem nesse rótulo elegante ( as garrafas deles são sempre uma obra de arte à parte!) seu primeiro lançamento de 2020. 

Elaborado com 50% de uvas Shiraz e 50% de Pinot Noir dos vinhedos de Altos Montes, apresenta coloração clara, tendendo pro rosa cobre. 

No nariz, aromas de  morango, cereja e framboesa, e retrogosto bastante frutado. Imagina degustá-lo quando chegar a primavera! 

Comprar agora

Casa Perini Fração Única Chardonnay 

Ah, um bom vinho branco, fresco e jovem tem muito valor! Esse é a proposta do Fração Única Chardonnay 2020 da Casa Perini. Aliás, mesmo sendo uma boa opção para comprar e beber, ele pode ser guardado por até 5 anos. 

Dá pra comprar 2 garrafas, beber uma agora e outra daqui uns anos e fazer a comparação. Já pensou que legal?

Esse é  um vinho branco de tons dourados que combina os toques de fruta clássicos da Chardonnay aos aromas e sabores adquiridos com a permanência em barricas de carvalho. Maçã verde em harmonia com baunilha são exemplos deste efeito refinado aliado a uma ótima estrutura.
Comprar agora

Miolo Seleção Rosé 

Se o que você quer é vinho pra beber muito, na beira da piscina, beeeem geladinho, e com um preço ótimo, a sugestão fica por conta do Miolo Seleção Rosé 2020.



Este é o primeiro vinho rosado elaborado pelo Grupo Miolo. Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Tempranillo,

cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Meridional. O Miolo Seleção Rosé é um vinho leve, jovem, refrescante e muito versátil.



Possui cor rosada mais profundo, com reflexos avermelhados e um teor alcoólico mais baixo, de 11,5%. Bom para acompanhar saladas e peixes.



Compre agora

Quer receber ofertas e dicas de vinhos?

Deixe o seu contato e faça parte da comunidade para quem quer viver o mundo do vinho!

Captor de Leads | 5-vinhos-para-5-risotos

Por Ariela Bento 02 fev., 2021
É, este ano não teremos aglomeração nem bloquinho na rua no carnaval. Mas ainda podemos ter glitter e alegria. Nossa ideia é inspirar e ajudar você com essa lista de 7 experiências na Serra Gaúcha para passar um carnaval ao ar livre, em meio aos vinhedos, com distanciamento social e aproximação de taças de vinho.
Por Ariela Bento 01 fev., 2021
Mas existe mesmo a taça certa para cada tipo de vinho? Reunimos as dicas de especialistas e junto com a Nadir Figueiredo selecionamos nesta lista as principais diferenças entre cada taça para você escolher o seu jeito preferido de beber vinho!
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
A primeira coisa a dizer é: Nada de aglomerar na praia! Se você está ou foi para a praia neste verão, mantenha a distância e prepare o cooler porque nessa lista nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 4 vinhos perfeitos para beber com o pé na areia e com uma taça na mão! 
Por Ariela Bento 27 jan., 2021
Na hora do churrasco sempre tem a turma do pão com alho (oi, eu mesma), a turma do mal passado e a turma da bebida. Essa lista é pra quem curte combinar churrasco e vinho e às vezes fica na dúvida de qual bebida escolher. A RAR nos convidou para experimentar e harmonizar 4 vinhos deles com a hora do churrasco. Escolhemos as melhores combinações para contar para vocês
Por Ariela Bento 20 jan., 2021
Que tal unir o útil ao agradável? Não precisamos ter uma infinidade de copos e taças em casa, mas sim os certos. Em um dia podemos preenche-los com vinho e espumante, e no outro de drinks. Nada mal, né? Nós e a Nadir Figueiredo selecionamos 5 taças e 5 receitas de drinks com vinho e frutas para você fazer em casa e combinar perfeitamente com dias quentes de verão
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes. A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Farroupilha
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Bento Gonçalves
Por Wine Locals 18 jan., 2021
Pinto Bandeira
Por Henrique Kochenborger 18 jan., 2021
Para os caçadores de achados
Mais Posts
Share by: