Lista feita por
Vindima 2020: 6 vinhos dessa safra que você já pode provar
Talvez você já tenha ouvido falar da safra 2020 de vinhos brasileiros, decorrentes da vindima que aconteceu principalmente no sul do país entre os meses de janeiro a março. E não é apenas porque foi uma colheita feita as vésperas do Covid-19 atingir o país, e transformar este ano em um desafio histórico para todo o mundo.
Um grade fator aliado foi o clima seco, com noites frias e muito sol, registrado entre o final do ano passado e o início deste, especialmente na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, estado responsável por quase 90% da produção de vinho nacional. Os fatores climáticos e a dedicação dos produtores mantiveram os vinhedos saudáveis, o que favoreceu a maturação natural das uvas.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) Daniel Salvador não tem dúvidas: “É a safra das safras”. Para afirmar tanto, ele se baseia em conversas com produtores e degustações de bebidas que estão no início ou no processo de fermentação. E o que podemos esperar de diferentes estilos de vinho dessa safra de 2020?
“Vamos encontrar tintos mais encorpados, aroma mais nítido e peculiar, uma complexidade maior na bebida. Os brancos terão uma intensidade aromática e equilíbrio em acidez e sabor. Os espumantes vão apresentar uma delicadeza e finesse jamais vista”, prevê Salvador. Sorte a nossa, amantes de vinho!
Reuni nesta lista os rótulos que já estão disponíveis para o mercado. A ideia é que tenhamos até o fim do ano
espumantes do método charmat, bem como os
brancos jovens e alguns
tintos, sendo que os mais encorpados, que passam por barrica, só em 2021/2022, bem como os espumantes elaborados pelo tradicional método champenoise.
Mal posso esperar! Se provar algum rótulo legal da safra 2020, conta pra gente nos comentários!
Miolo Wild Gamay Nouveau
Cave Antiga Taffarel
Fausto Pizzato Merlot Rosé
Luiz Argenta Rosé
Casa Perini Fração Única Chardonnay
Miolo Seleção Rosé
Se o que você quer é vinho pra beber muito, na beira da piscina, beeeem geladinho, e com um preço ótimo, a sugestão fica por conta do Miolo Seleção Rosé 2020.
Este é o primeiro vinho rosado elaborado pelo Grupo Miolo. Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Tempranillo,
cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Meridional. O Miolo Seleção Rosé é um vinho leve, jovem, refrescante e muito versátil.
Possui cor rosada mais profundo, com reflexos avermelhados e um teor alcoólico mais baixo, de 11,5%. Bom para acompanhar saladas e peixes.
Quer receber ofertas e dicas de vinhos?
Deixe o seu contato e faça parte da comunidade para quem quer viver o mundo do vinho!
Captor de Leads | 5-vinhos-para-5-risotos



